Doenças cardíacas: como elas afetam o homem?

Homem com doenças cardíacas

Saiba identificar esses problemas e o que fazer para evitá-los

As doenças cardíacas são temas que precisam ser debatidos com os homens. Embora as doenças cardíacas sejam a principal causa de morte em homens, tendendo a afetá-los em idades mais jovens do que as mulheres, um estudo mostrou que os homens têm um terço menos probabilidade de ter ido ao médico no ano passado do que as mulheres.

Portanto, consultar o cardiologista é fundamental para evitar problemas do coração. Acompanhe o texto e saiba mais sobre o tema.

Como as doenças cardíacas afetam os homens?

As doenças cardíacas são uma das principais causas de morte entre os homens. Nesse sentido, é importante que sejam realizados exames de coração, mesmo que não tenham sintomas perceptíveis. Problemas como doença arterial coronariana podem surgir sem sinais aparentes.

Quais são os sinais e sintomas de doenças cardíacas nos homens?

Os sintomas de doença cardíaca podem variar em gravidade e podem incluir:

• Dor no peito
  • Dificuldade em respirar enquanto se esforça
  • Arritmia cardíaca
  • Fadiga extrema
  • Tontura
  • Desmaio
  • Parte superior das costas ou dor abdominal
  • Náusea
  • Vômito

Só os idosos têm ataques cardíacos?

A resposta curta é não. 20% das mortes por doença arterial coronariana ocorrem em homens com menos de 65 anos. Os homens devem começar os exames cardiovasculares aos 40 anos. Se você tiver histórico familiar de doença arterial coronariana prematura (menos de 55 anos nos homens, menos de 65 em mulheres), recomendamos que você comece a triagem ainda mais cedo.

Como as doenças cardíacas podem afetar a vida sexual dos homens?

Aqueles que têm pressão alta, colesterol alto e / ou doença arterial coronariana têm maior risco de disfunção erétil devido à redução do fluxo sanguíneo para o pênis. Aqueles que têm doença arterial coronariana geralmente apresentam doença arterial periférica – isto é, acúmulo de placas em outros vasos do corpo. Se houver acúmulo de placa na artéria peniana, isso pode restringir o suprimento de sangue ao pênis e causar disfunção erétil.

O que os homens podem fazer para ajudar a prevenir doenças cardíacas?

Conheça sua pressão arterial, colesterol e níveis de açúcar. Consultar o seu médico regularmente pode ajudar na identificação precoce de um problema potencial e dar-lhe mais opções e melhores chances de um tratamento eficaz. Mais importante ainda, você deve manter um estilo de vida saudável para o coração, evitando o tabagismo, comendo uma dieta com baixo teor de sal e gordura saturada e fazendo exercícios aeróbicos regulares.

Cuide da sua saúde e conte com a Cardiologia da Clínica Humana. Entre em contato e agende sua consulta.