O guardião do coração: conheça o papel do cardiologista

O que faz o cardiologista

O médico é especialista no trato de doenças e comorbidades que afetam o coração e o sistema cardiovascular 

Tratar a saúde do coração é a especialidade do médico cardiologista. Estes profissionais são responsáveis, também, por decidir sobre intervenções cirúrgicas ou procedimentos de emergência com o paciente. 

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre o papel deste profissional dentro da medicina e quando é o momento de procurar o especialista. Acompanhe! 

Afinal, qual é o papel do cardiologista? 

O cardiologista é o médico especializado no cuidado do sistema cardiovascular, que inclui coração, artérias e veias. É possível encontrar este profissional em consultórios particulares ou hospitais, onde podem diagnosticar problemas cardíacos e tratar estas condições. 

Quando devo me consultar com o cardiologista? 

Caso surjam sinais como dores no peito, falta de ar ou tonturas, a ida ao médico cardiologista se torna essencial. Dessa forma, ele pode solicitar exames e, em cima dos resultados, orientar o melhor caminho para tratar sua comorbidade. 

Além disso, o médico é especializado em procedimentos cirúrgicos importantes, como a cirurgia cardíaca, angioplastia com balão e cateterismo cardíaco. Assim, é possível combater e prevenir doenças de forma completa com o cardiologista. 

Como é a consulta com o cardiologista? 

O médico cardiologista irá avaliar seu histórico e estilo de vida para guiar o rumo da consulta. Logo após, serão necessários testes para determinar o que há de errado com seu sistema cardiovascular, como ecocardiograma, testes de função renal, teste de estresse e ressonância magnética cardíaca, por exemplo. 

Além disso, o cardiologista pode orientar o paciente a realizar os tratamentos, que podem ser medicamentosos, cirúrgicos (inserção de marca-passo ou stent ou com mudanças alimentares. 

Como é feito o acompanhamento com o cardiologista? 

O médico cardiologista seguirá te monitorando regularmente, independentemente de ter feito cirurgia ou outros procedimentos, para verificar como anda a evolução da sua saúde. Com isso, caso haja melhora, seus encontros diminuirão, até que não seja mais necessário caso chegue à cura da sua condição. 

Disfunção erétil, HIV, diabetes também podem ser condições que o cardiologista pode auxiliar no tratamento. Porém, tudo precisa ser feito de forma conjunta e com todo suporte de um especialista no assunto. Não faça nenhum tipo de tratamento com quem não é capacitado! 

Conte com a equipe de cardiologistas da Clínica Humana e cuide da saúde do seu coração e do sistema cardiovascular. Entre em contato, agende sua consulta e tenha o acompanhamento que você merece!

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Mais Posts

Neurologista Clínica Humana Medicina Integral

Neurologista, o que faz?

O neurologista é o médico que estuda, diagnostica, e trata os transtornos do cérebro e sistema nervoso. Este profissional é altamente preparado e capaz de diagnosticar condições complexas por meio de exames e

Entre em contato!