Endometriose: causas x sintomas

Endometriose: causas x sintomas

Transtorno afeta cerca de 10% da população feminina brasileira 

Você ou alguma mulher da sua família foi diagnosticada com Endometriose? 

É um problema comum que atinge uma a cada seis mulheres em período reprodutivo. Algumas delas levam até 10 anos para diagnosticar e tratar adequadamente. A doença tem maior chance de ocorrer se houver outros casos na família, o que sugere tendência genética.  

No artigo de hoje, você confere mais informações sobre a Endometriose. Acompanhe! 

Afinal, o que é a endometriose? 

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo. 

Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. 

Causas x Sintomas  

As causas exatas da endometriose ainda não são claras, mas os estudos indicaram algumas hipóteses para o problema, dentre as quais: 

  • Menstruação retrógrada 
  • Crescimento de células embrionárias 
  • Sistema imunológico deficiente 

Sobre os sintomas, cabe lembrar que a doença pode ser assintomática. No entanto, quando os primeiros sinais aparecem podem envolver ciclos menstruais intensos, dolorosos e de longa duração. Além disso, é comum surgirem dores durante as relações sexuais.  

Confira, a seguir, mais alguns sintomas: 

  • Evacuações intestinais dolorosas  
  • Desconforto ao urinar  
  • Diarreia, prisão de ventre, náuseas ou outros problemas digestivos durante a menstruação  
  • Sangramento ou manchas entre os períodos  
  • Cistos endometriais  
  • Fadiga crônica 

Quem tem endometriose pode engravidar?  

É verdade que a endometriose pode causar problemas de fertilidade. Mas a boa notícia para você que deseja ser mãe e foi diagnosticada com o transtorno é que há opções de tratamentos disponíveis. Dependo de quais os órgãos do sistema reprodutor que foram afetados, pode ser indicado a laparoscopia, um pequeno procedimento cirúrgico que vai retirar o máximo de tecido endometrial possível, desobstruindo as vias e reduzindo a inflamação.  

Conte com conosco para cuidar da sua saúde, mulher! 

Para mais informações, agende uma consulta!

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Mais Posts

Entre em contato!