Neurologista, o que faz?

Neurologista Clínica Humana Medicina Integral

O neurologista é o médico que estuda, diagnostica, e trata os transtornos do cérebro e sistema nervoso. Este profissional é altamente preparado e capaz de diagnosticar condições complexas por meio de exames e histórico detalhado do paciente. Somado aos procedimentos neurológicos, o médico, assim, consegue orientar de forma correta a realização de exames e procedimentos. 

Quais são os procedimentos mais comuns? 

A primeira consulta é essencial na relação com o neurologista, pois é ali que será solicitado exames físicos e neurológicos. Assim, serão testados a força muscular, reflexos e coordenação do paciente. 

Os procedimentos mais comuns são punção lombar, tomografia computadorizada ou tomografia assistida por computador, ressonância magnética, eletroencefalografia, eletromiografia e teste tensilon. 

Problemas que afetam o cérebro, a região da medula espinhal e os nervos são tratados pelo neurologista. Portanto, estão inclusas condições como derrame, epilepsia, dores de cabeça e enxaquecas, tumores cerebrais, aneurismas cerebrais, neuropatia periférica, distúrbios do sono, doenças neurodegenerativas, doenças neuromusculares e infecções do sistema nervoso. 

Quando procurar o profissional? 

O paciente normalmente é encaminhado para o neurologista por um médico de atenção primária ou se apresentando diretamente ao profissional, ao sentir sintomas como: 

  • Dores de cabeça frequentes ou fortes;
  • Fraqueza muscular; 
  • Confusão; 
  • Tontura; 
  • Perda de coordenação; 
  • Paralisia parcial ou completa;
  • Mudanças que afetem o sentido do tato, visão, olfato ou paladar. 

Portanto, esteja atento aos sinais que o seu corpo dá! Ao perceber algum dos sintomas descritos acima, agende sua consulta imediatamente! Estamos à disposição para dar todo suporte necessário neste momento, venha nos conhecer!

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Mais Posts

Homem praticando a autossabotagem

Autossabotagem: a nossa maior inimiga

Ações involuntárias (pensamentos e comportamentos) que acabamos praticando contra nós mesmos e se tornam impedimentos para viver uma vida plena: autossabotagem.   Mais conhecido como o

Mulher mexendo nas mídias sociais

O impacto das mídias sociais na saúde mental

Hoje em dia, as mídias sociais viraram uma ferramenta essencial de comunicação: afinal, o poder de conseguir conversar com alguém do outro lado do mundo, comprar comida, roupas e até pagar

Urologista pediátrico atendendo uma criança

O que faz o Urologista Pediátrico?

O urologista pediátrico é o profissional que atua dentro da urologia pediátrica, uma subespecialidade dentro da Urologia, e que cuida do sistema urinário de bebês, crianças e adolescentes,

Entre em contato!