Você já ouviu falar em Parestesias?

Você já ouviu falar em Parestesias

Sabe aquela sensação de formigamento nos membros quando acordamos? Às vezes, são os dedos. Em outras, os braços. Pelo menos uma vez já aconteceu com você ou com alguém próximo, não é? Quando dormimos de mau jeito em cima da mão, por exemplo, sentimos um formigamento intenso logo quando acordamos. A situação não indica perigo e não costuma durar muito. 

Mas e quando o formigamento demora a passar? O que pode ser? Quais as causas possíveis e tratamentos? Confira no nosso artigo de hoje a resposta dessas perguntas. 

O que são parestesias? 

Parestesia designa a sensação de formigamento ou dormência que pode acometer mãos, pernas, pés e braços, além de outras partes, como boca e orelhas. Na grande maioria dos casos, a parestesia é temporária, com o paciente voltando a sentir normalmente regiões do corpo sem que haja necessidade de intervenção.  

Já a parestesia crônica pode ser permanente e requer outros cuidados e atenção médica. 

Causas do formigamento 

A principal causa da parestesia é um dano, temporário ou permanente, a um dos nervos que estão presentes no corpo.  

No caso da parestesia temporária, esse dano é passageiro e pode ser recuperado. A lesão pode acontecer ao manter o nervo pressionado por longos períodos (cruzando as pernas ou dormindo em cima de um dos braços, por exemplo). Assim que a pressão cessa, os sentidos do paciente são recobrados. 

Outras causas de parestesia são desencadeadas por diferentes condições que afetam os nervos do paciente, ocasionando compressão ou lesões que geram o formigamento. É o caso, por exemplo, de: 

  • SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO; 
  • ARTEROSCLEROSE; 
  • NEUROPATIA PERIFÉRICA; 
  • FENÔMENO DE RAYNAUD; 
  • ENCEFALITE; 
  • ESCLEROSE MÚLTIPLA; 
  • ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC); 

Em caso de dormência permanente, qual médico procurar? 

Procure ajuda médica caso tenha dificuldades em sua rotina. Na maioria dos casos, quanto mais cedo você iniciar o tratamento de uma condição, melhores serão os resultados. Você deve marcar uma consulta com um clínico geral, o qual te encaminhará ao médico especialista dependendo da causa suspeita pela dormência. 

Tratamento 

Um tratamento bem sucedido depende de um diagnóstico preciso, que identifique a causa da dormência. Em muitos casos, a primeira abordagem vai envolver o controle dos sintomas em casa. No entanto, medicamentos, tratamentos complementares ou até mesmo cirurgia podem ser necessários para corrigir o problema. 

Para mais informações, agende uma consulta.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Mais Posts

Entre em contato!